O Grupo Parlamentar do PS/Açores lamenta as declarações da deputada social-democrata, Elisa Sousa, sobre o porto espacial na Ilha de Santa Maria. “É pena que uma pessoa com responsabilidades políticas não se informe sobre as matérias relacionadas com todo o processo relativo ao Porto Espacial na ilha de Santa Maria”, afirmou Bárbara Chaves.
“Ainda a senhora Elisa Sousa não tinha assumido o seu lugar de deputada e já o Governo Regional fazia sessões de esclarecimento, abertas a toda a população de Santa Maria e tinha promovido reuniões com entidades locais. Pelos vistos a social-democrata não esteve presente, em setembro do ano passado, numa dessas sessões para ouvir os marienses sobre esta matéria”, acrescentou a socialista.
Bárbara Chaves considera que o comunicado do PSD/Açores “demonstra claramente que Elisa Sousa não acompanhou os esclarecimentos públicos, não tendo percebido o que se pretende com o concurso público internacional de diálogo concorrencial que foi lançado e que o Governo Regional explicitou em Comissão de Economia"
Também sobre a proposta de Decreto Legislativo Regional apresentado em Comissão de Economia, Bárbara Chaves “lamenta que a deputada Elisa Sousa, não tenha percebido que se trata de legislação regional, que se aplica a todas as ilhas e não só a Santa Maria e que existem ou existirão infraestruturas em várias ilhas dos Açores que irão reger-se pela legislação agora em análise no Parlamento”.
“A ânsia de protagonismo não pode justificar tudo em política”, defende a parlamentar, considerando que as declarações da bancada laranja em vésperas de mais uma sessão de esclarecimento, só demonstram que o objetivo do PSD não é esclarecer os marienses, mas sim criar ruido em torno de um assunto que merece ser tratado com todo o rigor. O PS está, desde a primeira hora, comprometido com o bem-estar dos marienses e com a criação de novas oportunidades”.